INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO:
O programa de formação de professores
em educação integral de jornada ampliada da UFFS/Campus de Erechim,
é constituído de 4 projetos a serem desenvolvidos até o ano de
2016. Assim, do segundo semestre de 2014 ao final do primeiro
semestre de 2015 teremos em ação o projeto 1 que passamos a
descrevê-lo brevemente.
A Formação Continuada dos Gestores
das instituições parceiras do “Mais Educação e/ou do Projeto
Educação Integral em Jornada Ampliada”, terá como projeto de
formação:
a) Pesquisa da realidade da escola,
quanto à organização administrativa, pedagógica e curricular;
quanto ao nível de reprovação: causas;
b) Diagnósticos dos problemas
enfrentados pela instituição – com dados estatísticos;
c) Construção de projetos
interventores nas problemáticas apresentadas;
d) A organização da escola –
estrutura administrativa e pedagógica, Proposta Político-Pedagógica,
os Planos de Estudo (Currículo) e os Projetos em Educação Integral
de Jornada Ampliada;
e) Diagnóstico dos resultados da
intervenção– após um ano letivo – com dados estatísticos.
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
Serão disponibilizadas, no projeto 1,
até cento e vinte (120) vagas. Poderão participar gestores das
redes públicas de ensino atuantes no programa Mais Educação e/ou
projetos de Educação Integral em Jornada Ampliada da região.
METODOLOGIA
O curso de Formação Continuada que
marca a criação do Programa de Formação de Professores em
Educação Integral de Jornada Ampliada da UFFS/Campus Erechim será
ofertado, ao longo do ano de 2014, a profissionais da Educação das
redes públicas (estadual e municipal) de ensino atuantes no Programa
Mais Educação do Ministério da Educação. Tal curso englobará 12
encontros mensais presenciais com carga horária de 8 horas cada,
distribuídos ao longo do ano (Agosto de 2014 a Agosto de 2015).
Os encontros presenciais serão organizados em torno dos temas
listados anteriormente como atividades e subatividades do projeto,
com a utilização de recursos variados em sua consecução:
exposições dialogadas, atividades em pequenos grupos, apresentação
de vídeos, discussão de situações-problemas ou experiências
exitosas em Educação Integral, dentre outros. Além dos encontros
presenciais, serão propostas atividades a serem realizadas pelos
participantes do curso no intervalo entre os encontros presenciais,
tais como leituras e análise de textos previamente indicados,
observações de processos vividos na escola onde atuam, produção
de relatórios a partir de tais observações etc. Em um primeiro
momento (entre os meses de Agosto e Novembro de 2014) tais atividades
contribuirão essencialmente para fomentar a reflexão acerca dos
temas discutidos em cada encontro presencial, fornecendo subsídios
para que os gestores possam construir uma compreensão crítica
acerca da realidade onde atuam e o trabalho que nela desenvolvem,
aprimorando os recursos teórico-metodológicos de que dispõem para
tanto. A partir da segunda metade do curso, o foco dos encontros
presenciais e das outras atividades sugeridas voltar-se-á para a
pesquisa da realidade das instituições onde estão inseridos os
profissionais participantes do curso (em termos de organização
administrativa, pedagógica e curricular, nível de reprovação
etc.) e para o diagnóstico dos problemas enfrentados em cada uma.
Os participantes do curso receberão
apoio e orientação pedagógica por parte dos professores formadores
da UFFS para desenvolver esse trabalho, seja no contexto dos
encontros presenciais seja através do acompanhamento disponibilizado
em outros momentos ao longo das atividades desenvolvidas nas escolas.
Para tanto, contaremos não apenas com o trabalho dos professores
formadores da UFFS, mas também com a contribuição de alunos da
graduação e de servidores técnicos administrativos atuantes nessa
mesma instituição, além de profissionais da educação vinculados
à Secretaria Municipal de Educação de Erechim – SMED/RS. Esses
colaboradores poderão participar do projeto na qualidade de
bolsistas, a depender dos recursos aprovados para o projeto.
Espera-se que, ao final desse período,
os gestores possam ter em mãos as ferramentas teórico-metodológicas
e as informações necessárias para a elaboração de projetos
interventores nas problemáticas por eles identificadas. Projetos
estes que serão socializados em evento específico promovido no mês
de dezembro de 2014. A carga horária total do curso será de 144
horas, tendo em vista os encontros presenciais e as atividades
não-presenciais, envolvendo a produção da pesquisa/diagnóstico
que dará origem à elaboração dos projetos interventores com base
na realidade de cada escola.
A ideia é que esse curso de formação
continuada tenha continuidade no ano seguinte (2015), com a
proposição de atividades relacionadas à implementação dos
projetos de intervenção, além da diversificação do público-alvo
atingido (professores, monitores, alunos e seus familiares etc.).
Todo o material produzido pelos cursistas ao longo das várias etapas
da formação continuada será trabalhado de modo que possa
posteriormente ser organizado no formato de uma publicação.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES E SUBATIVIDADES
DO PROJETO 1
ENCONTRO
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DATA E TURNO
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ATIVIDADE
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Módulo 1 -
Encontro presencial:
Educação básica de tempo integral
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28 de agosto
Quinta-feira
TARDE – 13H30MIN
NOITE – 19H ÀS 21H
LOCAL: AUDITÓRIO CAMPUS ERECHIM
|
Abertura:
Tarde – 13h30min
Cerimonial de abertura
Lançamento do projeto:
Prof Lísia Michels
Coordenadora institucional do COMFOR
Entrega do Caderno de Orientação do curso de
extensão Formação Continuada
- 16h – prof. Adriana Loss e prof. Ivone Mendes Silva
Noite – 19h às 21h
Painel: Prof Maria Silvia Cristofoli
Prof Isabel Gritti
Colaboradora: Prof Sonize Lepke
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola.
|
Módulo 2 - Encontro presencial:
Organização e Funcionamento da Escola
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10 DE SETEMBRO
Quarta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17
NOITE – 18H ÀS 21H
|
Oficinas de trabalhos
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola.
|
Módulo 3 - Encontro presencial:
Planejamento Participativo: Dos fundamentos às
práticas educativas integradoras
|
2 DE OUTUBRO Quinta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
|
Oficinas de trabalhos
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola.
|
Módulo 4 - Encontro presencial:
Inclusão e Projetos Interdisciplinares
|
2 DE OUTUBRO Quinta-feira
NOITE – 18H ÀS 22H
|
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola.
|
Módulo 5 - Encontro presencial:
Projetos Interdisciplinares: Ambiente e Sociedade
PALESTRA |
31 DE OUTUBRO Sexta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
NOITE – 18H ÀS 21H
5 DE NOVEMBRO 13H30 ÀS 17H |
Oficinas de trabalhos
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola.
Palestrante: Jaqueline Moll |
Módulo 6 – Encontro presencial:
Tempos e Espaços Educativos na Educação Integral
|
21DE NOVEMBRO
Sexta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
NOITE – 18H ÀS 21H
|
Oficinas de trabalhos
Indicações de textos para estudo e socialização na
escola
|
Módulo 7 - Encontro Presencial:
Educação Integral: conhecendo a realidade da escola
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25 de NOVEMBRO
Terça-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
NOITE – 18H ÀS 21H
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Oficinas de trabalhos
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Orientação e acompanhamento da pesquisa
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DEZEMBRO E FEVEREIRO
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TRABALHO A DISTÂNCIA
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Módulo 8 -
Encontro Presencial:
Construindo Projetos Interdisciplinares
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19 MARÇO DE 2015
Quinta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
NOITE – 18H ÀS 21H
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GRUPOS DE TRABALHOS
|
Módulo 9 - Encontro presencial:
Construindo Projetos Interdisciplinares
|
15 DE ABRIL
Quarta-feira
TARDE – 13H30MIN
ÀS 17H
NOITE – 18H ÀS 21H
|
GRUPOS DE TRABALHOS
|
Módulo 10
- Encontro presencial:
Construindo Projetos Interdisciplinares
|
TRABALHO A DISTÂNCIA
|
GRUPOS DE TRABALHOS
|
Módulo 11 -
Preparação do Seminário final de socialização dos trabalhos desenvolvidos
durante o curso
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11 Junho
Quinta-feira
Tarde:
14 h às 17h
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Supervisores encaminham as sistematizações
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TRABALHO A DISTÂNCIA
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Jullho
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Socialização dos trabalhos e atividades na escola
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EVENTO –
SEMINÁRIO SOCIALIZADOR
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21 DE AGOSTO
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CONFERÊNCIA DE ABERTURA
MESAS: APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES
LANÇAMENTO - LIVROS
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OBS.: Os locais e horários das atividades
serão divulgados ao longo do ano.
CARGA HORÁRIA
Carga Horária Total da Ação: 144 horas
Justificativa da Carga Horária: atividades presencias e semipresenciais
Periodicidade: encontros mensais
CERTIFICAÇÃO
Titulação: Curso de capacitação/Formação complementar
Emissor: Universidade Federal da Fronteira Sul
FREQUÊNCIA MÍNIMA PARA CERTIFICAÇÃO
Receberá certificado quem tiver no mínimo 75% de frequência.
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