Projeto GESTORES

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO:

O programa de formação de professores em educação integral de jornada ampliada da UFFS/Campus de Erechim, é constituído de 4 projetos a serem desenvolvidos até o ano de 2016. Assim, do segundo semestre de 2014 ao final do primeiro semestre de 2015 teremos em ação o projeto 1 que passamos a descrevê-lo brevemente.
A Formação Continuada dos Gestores das instituições parceiras do “Mais Educação e/ou do Projeto Educação Integral em Jornada Ampliada”, terá como projeto de formação:

a) Pesquisa da realidade da escola, quanto à organização administrativa, pedagógica e curricular; quanto ao nível de reprovação: causas;
b) Diagnósticos dos problemas enfrentados pela instituição – com dados estatísticos;
c) Construção de projetos interventores nas problemáticas apresentadas;
d) A organização da escola – estrutura administrativa e pedagógica, Proposta Político-Pedagógica, os Planos de Estudo (Currículo) e os Projetos em Educação Integral de Jornada Ampliada;
e) Diagnóstico dos resultados da intervenção– após um ano letivo – com dados estatísticos.


REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Serão disponibilizadas, no projeto 1, até cento e vinte (120) vagas. Poderão participar gestores das redes públicas de ensino atuantes no programa Mais Educação e/ou projetos de Educação Integral em Jornada Ampliada da região.

METODOLOGIA
O curso de Formação Continuada que marca a criação do Programa de Formação de Professores em Educação Integral de Jornada Ampliada da UFFS/Campus Erechim será ofertado, ao longo do ano de 2014, a profissionais da Educação das redes públicas (estadual e municipal) de ensino atuantes no Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Tal curso englobará 12 encontros mensais presenciais com carga horária de 8 horas cada, distribuídos ao longo do ano (Agosto de 2014 a Agosto de 2015). Os encontros presenciais serão organizados em torno dos temas listados anteriormente como atividades e subatividades do projeto, com a utilização de recursos variados em sua consecução: exposições dialogadas, atividades em pequenos grupos, apresentação de vídeos, discussão de situações-problemas ou experiências exitosas em Educação Integral, dentre outros. Além dos encontros presenciais, serão propostas atividades a serem realizadas pelos participantes do curso no intervalo entre os encontros presenciais, tais como leituras e análise de textos previamente indicados, observações de processos vividos na escola onde atuam, produção de relatórios a partir de tais observações etc. Em um primeiro momento (entre os meses de Agosto e Novembro de 2014) tais atividades contribuirão essencialmente para fomentar a reflexão acerca dos temas discutidos em cada encontro presencial, fornecendo subsídios para que os gestores possam construir uma compreensão crítica acerca da realidade onde atuam e o trabalho que nela desenvolvem, aprimorando os recursos teórico-metodológicos de que dispõem para tanto. A partir da segunda metade do curso, o foco dos encontros presenciais e das outras atividades sugeridas voltar-se-á para a pesquisa da realidade das instituições onde estão inseridos os profissionais participantes do curso (em termos de organização administrativa, pedagógica e curricular, nível de reprovação etc.) e para o diagnóstico dos problemas enfrentados em cada uma.

Os participantes do curso receberão apoio e orientação pedagógica por parte dos professores formadores da UFFS para desenvolver esse trabalho, seja no contexto dos encontros presenciais seja através do acompanhamento disponibilizado em outros momentos ao longo das atividades desenvolvidas nas escolas. Para tanto, contaremos não apenas com o trabalho dos professores formadores da UFFS, mas também com a contribuição de alunos da graduação e de servidores técnicos administrativos atuantes nessa mesma instituição, além de profissionais da educação vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Erechim – SMED/RS. Esses colaboradores poderão participar do projeto na qualidade de bolsistas, a depender dos recursos aprovados para o projeto.

Espera-se que, ao final desse período, os gestores possam ter em mãos as ferramentas teórico-metodológicas e as informações necessárias para a elaboração de projetos interventores nas problemáticas por eles identificadas. Projetos estes que serão socializados em evento específico promovido no mês de dezembro de 2014. A carga horária total do curso será de 144 horas, tendo em vista os encontros presenciais e as atividades não-presenciais, envolvendo a produção da pesquisa/diagnóstico que dará origem à elaboração dos projetos interventores com base na realidade de cada escola.

A ideia é que esse curso de formação continuada tenha continuidade no ano seguinte (2015), com a proposição de atividades relacionadas à implementação dos projetos de intervenção, além da diversificação do público-alvo atingido (professores, monitores, alunos e seus familiares etc.). Todo o material produzido pelos cursistas ao longo das várias etapas da formação continuada será trabalhado de modo que possa posteriormente ser organizado no formato de uma publicação.


    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E SUBATIVIDADES DO PROJETO 1

    ENCONTRO
    DATA E TURNO
    ATIVIDADE
    Módulo 1 -  Encontro presencial:
    Educação básica de tempo integral
    28 de agosto
    Quinta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    NOITE – 19H ÀS 21H
    LOCAL: AUDITÓRIO CAMPUS ERECHIM
    Abertura:  Tarde – 13h30min
    Cerimonial de abertura
    Lançamento do projeto:
    Prof Lísia Michels
    Coordenadora institucional do COMFOR
    Entrega do Caderno de Orientação do curso de extensão Formação Continuada
    - 16h – prof. Adriana Loss e prof. Ivone  Mendes Silva
    Noite – 19h às 21h
    Painel: Prof Maria Silvia Cristofoli
    Prof Isabel Gritti
    Colaboradora: Prof Sonize Lepke
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola.
    Módulo 2 - Encontro presencial:
    Organização e Funcionamento da Escola
    10 DE SETEMBRO
    Quarta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17
     NOITE – 18H ÀS 21H
    Oficinas de trabalhos
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola.
    Módulo 3 - Encontro presencial:
    Planejamento Participativo: Dos fundamentos às práticas educativas integradoras
    2 DE OUTUBRO Quinta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    Oficinas de trabalhos
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola.
    Módulo 4 - Encontro presencial:
    Inclusão e Projetos Interdisciplinares
    2 DE OUTUBRO Quinta-feira
    NOITE – 18H ÀS 22H
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola.
    Módulo 5 - Encontro presencial:
    Projetos Interdisciplinares: Ambiente e Sociedade


    PALESTRA
    31 DE OUTUBRO Sexta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    NOITE – 18H ÀS 21H


    5 DE NOVEMBRO
    13H30 ÀS 17H
    Oficinas de trabalhos
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola.




    Palestrante: Jaqueline Moll

    Módulo 6 – Encontro presencial:
    Tempos e Espaços Educativos na Educação Integral
    21DE NOVEMBRO
    Sexta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    NOITE – 18H ÀS 21H
    Oficinas de trabalhos
    Indicações de textos para estudo e socialização na escola
    Módulo 7 - Encontro Presencial:
    Educação Integral: conhecendo a realidade da escola
    25 de NOVEMBRO
    Terça-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    NOITE – 18H ÀS 21H
    Oficinas de trabalhos
    Orientação e acompanhamento da pesquisa
    DEZEMBRO E FEVEREIRO
    TRABALHO A DISTÂNCIA
    Módulo 8 -  Encontro Presencial:
    Construindo Projetos Interdisciplinares
    19 MARÇO DE 2015
    Quinta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    NOITE – 18H ÀS 21H
    GRUPOS DE TRABALHOS
    Módulo 9 - Encontro presencial:
    Construindo Projetos Interdisciplinares
    15 DE ABRIL
    Quarta-feira
    TARDE – 13H30MIN
    ÀS 17H
    NOITE – 18H ÀS 21H
    GRUPOS DE TRABALHOS
     Módulo 10 -  Encontro presencial:
    Construindo Projetos Interdisciplinares
    TRABALHO A DISTÂNCIA
    GRUPOS DE TRABALHOS
    Módulo 11 - 
    Preparação do Seminário final  de socialização dos trabalhos desenvolvidos durante o curso
    11 Junho
    Quinta-feira
    Tarde:
    14 h às 17h
    Supervisores encaminham as sistematizações
    TRABALHO A DISTÂNCIA
    Jullho
    Socialização dos trabalhos e atividades na escola
    EVENTO –
    SEMINÁRIO SOCIALIZADOR
    21 DE AGOSTO
    CONFERÊNCIA DE ABERTURA
    MESAS: APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    LANÇAMENTO - LIVROS


    OBS.: Os locais e horários das atividades serão divulgados ao longo do ano.


CARGA HORÁRIA
Carga Horária Total da Ação: 144 horas
Justificativa da Carga Horária: atividades presencias e semipresenciais
Periodicidade: encontros mensais 

CERTIFICAÇÃO
Titulação: Curso de capacitação/Formação complementar
Emissor: Universidade Federal da Fronteira Sul

FREQUÊNCIA MÍNIMA PARA CERTIFICAÇÃO
Receberá certificado quem tiver no mínimo 75% de frequência.

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