Inscrições
foram prorrogadas até o dia 22 de setembro e devem ser feitas no
sitepremioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ .
Esse
prêmio foi instituído em 2005 pe lo Ministério da Educação,
através da Secretaria de Educação Básica, e conta hoje com o
apoio das seguintes instituições parceiras: Conselho Nacional
de Secretários de Educação – CONSED, União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –
CAPES, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura – UNESCO, Organização dos Estados Ibero-Americanos
para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, Fundação
SM, a Fundação Volkswagen, ABRELIVROS – Associação
Brasileira de Editores de Livros Escolares, Instituto
Votorantim, Fundação Santillana, Serviço Social do
Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo - SESC-SP
e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP.
É objetivo do Prêmio Professores
do Brasil reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos
professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada à
melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são
consideradas as experiências pedagógicas exitosas, criativas e
inovadoras.
Estão aptos a s e inscreverem
todos os dois milhões de professores das três etapas da educação
básica, atuantes nas públicas. Basta-lhes apresentar uma prática
pedagógica criativa e inovadora (em andamento ou já concluída) e
formalizar a inscrição. É muito importante que o trabalho seja
registrado, através de fotografias, vídeos e relatórios ou
anotações, para que profissionais do ensino, de outros lugares do
país, possam conhecê-lo e se inspirar nele.
Em dezembro, numa grande festa de
encerramento, os vencedores e as escolas onde atuam são revelados,
tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a
educação brasileira.
Neste
ano, o Prêmio Professores do Brasil foi dividido em temas livres e
temas específicos. Os temas livres são: Educação
Infantil, séries
iniciais do Ensino Fundamental, séries
finais do Ensino Fundamental e Ensino
Médio.
Já os temas específicos são Educação
Integral
e
Integrada (programas
Mais Educação e Ensino Médio Inovador; e outros que oferecem a
jornada escolar ampliada e ênfase na formação integral dos
estudantes), Ciências
para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização
nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação
digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
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