quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Os desafios da contemporaneidade à Educação Integral em debate no Campus Erechim

A elaboração de projetos interdisciplinares a partir de um tema gerador, com base nas perspectivas de Paulo Freire, foi o tema da oficina que abriu o Seminário “Os Desafios da Contemporaneidade à Educação Integral em Jornada Ampliada”, realizado nesta quarta-feira (5) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Participam da atividade professores e gestores da Educação Básica de Erechim e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Universidade.




No início das atividades representantes da tribo Ita Mborai realizaram um momento artístico apresentando cantigas guaranis e pataxós. Esses indígenas também realizaram durante todo o evento uma mostra de seu artesanato, sendo disponível aos presentes adquirirem exemplares dos mesmos.


Conforme uma das integrantes da comissão organizadora, professora Adriana Salete Loss, o Seminário é resultado da articulação dos projetos de extensão “Docência em escolas de tempo integral” e “Metodologias da Educação Integral nas escolas do campo”, ambos ligados à Ação 20RJ do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente com o curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim e com o Grupo de Pesquisa em Educação Popular (Grupepu).

Segundo ela, todos que fazem parte dessa parceria querem discutir uma educação integral que possa ser diferenciada daquilo que, até então, se tem vivenciado. “Que possa respeitar a diversidade, a interdisciplinaridade, uma escola que possa entender as diferentes dimensões desta sociedade”, disse. Além dos representantes dos projetos envolvidos na articulação do Seminário, participaram do ato de abertura o coordenador acadêmico da UFFS – Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, o secretário de Educação de Erechim, Alderi Oldra, e a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Graciela Gritti Pauli. Indígenas do acampamento Mato Preto também realizaram uma apresentação de cantigas Guarani e Pataxó.

A oficina sobre elaboração de projetos, realizada durante a manhã e a tarde, foi ministrada pelas professoras Cecília Maria Ghedini (Unioeste), Solange Todero Von Onçay (UFFS – Campus Erechim) e Verenice Lipsch (FAE – Erechim), além da participação do estudante do curso Interdisciplinar em Educação do Campo da UFFS Laranjeiras do Sul/PR, João Idênio Teixeira. Segundo a mediadora da atividade, professora Sandra Pierozan (UFFS Erechim), a demanda por um trabalho de capacitação na área de elaboração de projetos interdisciplinares partiu dos próprios professores e estudantes de licenciaturas, com os quais os projetos de extensão interagem.




LANÇAMENTO DE LIVRO
Além da oficina, integrou a programação do Seminário o lançamento do livro “Uma experiência de Universidade Pública que se projeta como Popular – Bases para (re)leituras dos cenários da UFFS”, que tem como organizadoras as professoras Adriana Loss, Adriana Losso, e Solange Von Onçay (as três da UFFS – Campus Erechim), Lísia F. Michels (UFFS – Campus Chapecó) e Sandra Vidal Nogueira (UFFS – Cerro Largo). A obra foi construída em conjunto entre docentes, técnicos e estudantes de diversos campi da UFFS, como resultado das atividades do Grupo de Estudos Cátedra do Oprimido, o qual é ligado ao Grupo de Pesquisa em Educação Popular - GRUPEPU/CNPq.




PALESTRA
A programação encerrou às 19h, com a apresentação artística do teatro do Grupo do PIBID da Pedagogia Campus Erechim e com a palestra “Diálogo Freiriano – Pensando a Educação Pública e Integral para a classe trabalhadora”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Celso Ilgo Henz.



Fonte: (adaptado do site da UFFS)

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