A elaboração de projetos
interdisciplinares a partir de um tema gerador, com base nas
perspectivas de Paulo Freire, foi o tema da oficina que abriu o
Seminário “Os Desafios da Contemporaneidade à Educação Integral
em Jornada Ampliada”, realizado nesta quarta-feira (5) na
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
Participam da atividade professores e gestores da Educação Básica
de Erechim e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação
do Campo da Universidade.
No início das atividades representantes da
tribo Ita Mborai realizaram um momento artístico apresentando cantigas
guaranis e pataxós. Esses indígenas também realizaram durante todo o
evento uma mostra de seu artesanato, sendo disponível aos presentes
adquirirem exemplares dos mesmos.
Conforme uma das integrantes da
comissão organizadora, professora Adriana Salete Loss, o Seminário
é resultado da articulação dos projetos de extensão “Docência
em escolas de tempo integral” e “Metodologias da Educação
Integral nas escolas do campo”, ambos ligados à Ação 20RJ do
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente
com o curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim e com o Grupo de
Pesquisa em Educação Popular (Grupepu).
Segundo ela, todos que fazem parte
dessa parceria querem discutir uma educação integral que possa ser
diferenciada daquilo que, até então, se tem vivenciado. “Que
possa respeitar a diversidade, a interdisciplinaridade, uma escola
que possa entender as diferentes dimensões desta sociedade”,
disse. Além dos representantes dos projetos envolvidos na
articulação do Seminário, participaram do ato de abertura o
coordenador acadêmico da UFFS – Campus Erechim, Luís Fernando
Santos Corrêa da Silva, o secretário de Educação de Erechim,
Alderi Oldra, e a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de
Educação (CRE), Graciela Gritti Pauli. Indígenas do acampamento
Mato Preto também realizaram uma apresentação de cantigas Guarani
e Pataxó.
A oficina sobre elaboração de
projetos, realizada durante a manhã e a tarde, foi ministrada pelas
professoras Cecília Maria Ghedini (Unioeste), Solange Todero Von
Onçay (UFFS – Campus Erechim) e Verenice Lipsch (FAE – Erechim),
além da participação do estudante do curso Interdisciplinar em
Educação do Campo da UFFS Laranjeiras do Sul/PR, João Idênio
Teixeira. Segundo a mediadora da atividade, professora Sandra
Pierozan (UFFS Erechim), a demanda por um trabalho de capacitação
na área de elaboração de projetos interdisciplinares partiu dos
próprios professores e estudantes de licenciaturas, com os quais os
projetos de extensão interagem.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Além da oficina, integrou a
programação do Seminário o lançamento do livro “Uma experiência
de Universidade Pública que se projeta como Popular – Bases para
(re)leituras dos cenários da UFFS”, que tem como organizadoras as
professoras Adriana Loss, Adriana Losso, e Solange Von Onçay (as
três da UFFS – Campus Erechim), Lísia F. Michels (UFFS – Campus
Chapecó) e Sandra Vidal Nogueira (UFFS – Cerro Largo). A obra foi construída em conjunto entre docentes, técnicos e estudantes de diversos campi da UFFS, como resultado das atividades do Grupo de Estudos Cátedra do Oprimido, o qual é ligado ao Grupo de Pesquisa em Educação Popular - GRUPEPU/CNPq.
PALESTRA
A programação encerrou às 19h, com a apresentação artística do teatro do Grupo do PIBID da Pedagogia Campus Erechim e com a
palestra “Diálogo Freiriano – Pensando a Educação Pública e
Integral para a classe trabalhadora”, ministrada pelo professor da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Celso Ilgo Henz.
Fonte: (adaptado do site da UFFS)
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