sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tempos e Espaços Educativos na Educação Integral



Entre a tarde e a noite do dia 21 de novembro de 2014, no Colégio Haidée Tedesco Reali, ocorreu a edição do Módulo 6 do projeto de formação continuada, com o tema: Tempos e Espaços Educativos na Educação Integral. O assunto foi abordado pelas professoras Nauira Zanardo Zanin e Ivone Maria Mendes Silva, tendo a colaboração do professor Matheus Mohr.
A diversificação dos tempos/espaços educativos e integração da escola com a comunidade/cidade. Repensando concepções e práticas relacionadas aos tempos/espaços educativos: em busca de uma escola/comunidade/cidade mais sustentável constituiu-se como ementa do encontro, onde na primeira parte ocorreu exposição de conteúdos sobre tempos e espaços na educação integral, buscando fornecer subsídios para que os participantes do encontro construam conosco uma discussão sobre o tema na qual tragam à tona seus conhecimentos prévios, experiências e questionamentos. Com a utilização de recursos audiovisuais, textos/imagens selecionados, acompanhados de questões para debate, para serem discutidos em pequenos grupos, dentre outras possibilidades.

Na segunda parte do encontro houve apresentação de experiências em educação integral que demonstram a necessidade de repensarmos a forma como nós, profissionais da Educação, temos concebido e colocado em prática o uso dos tempos/espaços educativos nas instituições escolares e para além delas. Foi dado destaque à discussão da experiência desenvolvida pelas professoras Nauíra e Ivone na implementação do “Projeto Escola + Sustentável: novos olhares sobre as dimensões da sustentabilidade” em uma escola pública de Erechim/RS. As reflexões tecidas até o momento acerca do trabalho interdisciplinar desenvolvido no âmbito desse projeto como um ponto de partida para fomentarmos um debate sobre os tempos, espaços, saberes e fazeres requeridos por uma educação que se pretenda integral e sustentável.




Uma das atividades sugerida pelas professoras Nauira e Ivone foi compor pequenos grupos onde foram instados a refletir sobre os tempos e espaços nas escolas onde trabalham/atuam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário