Em
19 de março de 2015, das 13h 30min às 19h, na Sala de Reuniões da
Universidade Federal da Fronteira Sul aconteceu o oitavo módulo
presencial do
Curso
“Docência
na Escola de Tempo Integral, UFFS – Campus Erechim”,
do
Projeto de Extensão de Formação Continuada, vinculado à
Secretaria de
Educação
Básica do MEC, sob coordenação do Comitê Gestor Institucional de
Formação
Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica
(COMFOR).
O
oitavo módulo ficou sob responsabilidade das
professoras coordenadoras,
Solange Todero Von Onçay e Ivone Maria Mendes Silva.
A
professora Solange, coordenadora geral, acolheu os presentes dando
boas-vindas
e agradecendo a presença de todos. Convidou a coordenadora
adjunta,
professora Ivone, para auxiliá-la nos trabalhos de hoje. Agradeceu-a
de
maneira especial por sua contribuição na condução deste projeto.
Informou
que
o tema do encontro seria “Construindo
Projetos Interdisciplinares”.
Esclareceu
aos cursistas que
os formadores se reuniram
previamente
nos
seus respectivos eixos com a finalidade de discutir/pensar como
melhor
acolher
e auxiliar os cursistas na construção dos projetos. Disse também,
que a
professora
Adriana Loss mandou mensagem de Portugal desejando um ótimo
encontro
e produtivo trabalho a todos(as).
Falou
também sobre a importância deste momento; o que significa
assumir
esta política educacional de Educação Integral. Esclareceu que
esse
trabalho
requer pesquisa, estudo, aprofundamento de todos os envolvidos.
“Mais
que um projeto de intervenção, sentimos a necessidade de levantar
novos
olhares, novos focos que demandam leituras, referenciais,
experiências
que
sustentem a nossa proposta. O momento é desafiador no sentido de nos
instigar
a uma nova construção, uma nova proposta para a Educação
Integral.
Estamos
aqui debatendo/discutindo/construindo projetos a partir dos eixos, na
tentativa
de qualificar ainda mais os processos”, argumentou Solange. Alguns
participantes
estão trabalhando nos projetos, outros escrevendo os artigos.
Explicou
aos cursistas que os formadores foram divididos em quatro grandes
eixos
e que eles coordenarão
os grupos para ouvir/auxiliar/afinar a
elaboração
dos projetos.
Solange
lembrou que até o próximo encontro os projetos precisam estar
prontos.
Aqueles que não tem o projeto em andamento, precisam se agilizar. O
projeto
é algo mais denso/complexo/importante, por isso, precisamos nos
dedicar.
Agradeceu a todos e passou a palavra para a professora Ivone,
coordenadora
adjunta.
A
professora Ivone continuou a fala da professora Solange esclarecendo
que
se alguém ainda não conseguiu fazer, tem muitas dúvidas, agora é
o
momento
de solicitar ajuda/auxílio dos formadores, para juntos construírem
esta
importante demanda do curso. Os formadores vão auxiliá-los também
com
os
referenciais teóricos, bibliografias, etc. Salientou que é
importante que os
cursistas
tenham pelo menos um ponto de partida, para após este diálogo com
os
formadores darem continuidade aos projetos.
Ivone
ressaltou que agora é o momento de “sugar” ao máximo a
sabedoria
dos formadores, as habilidades que eles possuem. É importante,
nesse
momento formar uma parceria mais próxima entre formadores e
cursistas.
Orientou os cursistas dizendo que eles vão se encontrar, trocar
emails,
estabelecer
um diálogo mais aberto, contínuo com os formadores, para
que
até o próximo encontro presencial, possam retornar com uma
orientação
mais
consistente, com o projeto finalizado. Se estão com dúvidas não
hesitem,
solicitem
ajuda aos formadores. Esclareceu que os cursistas podem vir até a
UFFS
ou solicitar disponibilidade dos formadores para irem até a escola.
“No
dia
19 de maio vocês estarão aqui na frente apresentando o projeto
totalmente
estruturado”,
comentou a coordenadora adjunta.
Ivone
solicitou aos cursistas que se manifestassem caso tivessem ainda
alguma
dúvida sobre a estrutura do projeto. Para dirimi-las, explicou
detalhadamente
cada aspecto que compõe a estrutura básica do projeto. Deu
exemplos
práticos sobre contextualização, introdução, objetivos, metas,
ações,
metodologia,
cronograma, etc...
Após
a fala da professora Ivone, a professora Solange solicitou que a
supervisora
Juliana Wrublewski viesse até a frente e informasse aos cursistas
os
eixos e respectivas salas onde os grupos iriam se reunir.
Os
eixos ficaram assim distribuídos:
Eixos
1 e 3 –
Meio Ambiente e Sociedade (Prof. Matheus Mohr e Prof.
Iloir
Gaio) e Projeto da comunidade e o papel da escola (Profa. Isabel
Gritti)
Eixos
2 e 4 –
Filosofia e Iniciação científica para crianças e
adolescentes
(Prof. Leandro Ody) e Organização e funcionamento da escola
(Prof.
Jerônimo Sartori, Profa. Sandra Pierozan e Profa. Solange Onçay)
Eixo
5 –
Planejamento participativo (Profa. Solange Onçay e Verenice
Lipisch)
Eixos
6 e 7 -
Inclusão e Diversidade na Escola (Profa. Sonize Lepke) e
Tempos
e espaços educativos na Educação Integral em jornada ampliada
(Profa.
Ivone Silva e profa. Nauíra Zanin).
Juliana
elencou cada projeto enviado pelas escolas e os respectivos
eixos.
Explicou que poderiam haver ajustes/trocas de eixos após o
diálogo/discussão
com os orientadores. Com a ajuda das professoras Solange e
Ivone
informaram as salas da UFFS onde os grupos iriam se reunir. A
professora
Solange solicitou que todos retornassem para o Auditório até
as
17h
15min.,
para socialização no coletivo do que foi construído/discutido com
os
orientadores.
No
retorno a professora Solange solicitou que um orientador/formador
por
sala socializasse como foi a dinâmica de trabalho, as construções
realizadas,
etc.
O
professor Jerônimo Sartori, dos eixos 2 e 4, iniciou sua fala
solicitando
um espaço para divulgar junto aos presentes dois programas de
Mestrado
que foram aprovados para a UFFS – Campus Erechim, cujo
lançamento
será no Auditório da UFFS dia 08 de abril à noite. Um dos
mestrados
é Profissional em Educação e outro Acadêmico em Humanidades.
Ambos
com foco para profissionais das licenciaturas. O professor Jerônimo
coordenará
o de Educação e o professor Jerzy o de Humanidades. Logo após o
lançamento
será disponibilizado no site institucional o Edital para os
interessados.
As aulas iniciarão no mês de agosto.
Após
a divulgação dos Mestrados, o professor Jerônimo relatou a
dinâmica
realizada no grupo dos eixos 2 e 4, informando que os orientadores
ouviram
os colegas das escolas e suas dificuldades. Durante e ao final de
cada
apresentação
dos projetos fizeram algumas considerações/intervenções, a partir
daquilo
que podiam contribuir e frente as necessidades que se apresentavam.
Uma
das dificuldades levantadas, mais especificamente do Mais Educação
e da
Educação
do Campo, é que os pais não entendem/aceitam que os filhos
precisam
ficar mais tempo na escola. Também a dificuldade de planejamento,
recursos
humanos, os bolsistas, a questão curricular, o P.P.P., enfim, cada
escola
reflete um contexto que precisa ser considerado. Apareceu também a
questão
dos espaços como uma dificuldade, pois os alunos permanecem na
escola
o dia todo. Foi levantado que a escola é o lugar onde os estudantes
convivem,
mas o tempo todo eles são monitorados, não podem trepar, subir,
não
podem isso...não podem aquilo. Existe um controle muito grande. É
um
espaço
onde se vive, mas que também é preciso saber conviver. Esse
controle
tão
grande acaba se transformando em indisciplina. Apareceram também
questões
positivas de alguns municípios em que o poder público está fazendo
bons
investimentos na Educação Integral. Bons exemplos de currículos,
bem
estruturados,
não fragmentados. Elencando essas questões, Jerônimo concluiu
sua
fala.
A
professora Verenice Lipish relatou as atividades do eixo 5. Segundo
ela,
a dinâmica escolhida pelos participantes e orientadores foi
apresentar
projeto
por projeto. Os formadores e o grupo como um todo foi
contribuindopara sanar as dúvidas. Apareceram muitas questões de
aprofundamento de
concepções,
de planejamento, tempo e espaço. Ressaltou que é importante ver
a
criança na sua integralidade e que existem diferentes realidades de
escola. Foi
um
trabalho muito produtivo, pois todos contribuíram nas produções. A
professora
Solange ficou com alguns projetos para orientar e a Verenice com
outros.
Elas criarão um diálogo mais próximo com as escolas. Alguns
projetos
vão
se redefinir em algumas questões e dessa forma elas pensarão como
contribuir/intervir
na escola a partir de todo esse aprofundamento teórico e de
concepção.
O trabalho ficou bem encaminhado. Cada orientador vai levantar os
referenciais
teóricos/referências para contribuir ainda mais com os projetos.
O
professor Matheus Mohr apresentou relato dos eixos 1 e 3, dizendo
que
o grupo organizou a leitura da nominata dos projetos recebidos por
intermédio
da Juliana, a fim de verificar se as pessoas que estavam presentes
estavam
contempladas. A partir disso, houve um remanejamento para outro
eixo,
assim como a entrada de outras quatro escolas no eixo 1. Ficaram com
um
total de doze experiências. Em seguida, cada escola apresentou seu
projeto
e/ou
artigo e realizaram um esforço para verificar se havia coerência
com a
proposta
sugerida pela professora Ivone. Estabeleceram a temática central de
cada
experiência, além de receber popostas/sugestões diversas, vinda
dos
participantes.
Segundo Matheus, foi bastante interessante no sentido de afirmar
o
que se busca construir em relação aos projetos e aos artigos. Os
professores
Iloir,
Mathes e Isabel se reunirão a fim de definir as respectivas
orientações.
A
professora Nauíra Zanin relatou as atividades dos eixos 6 e 7
informando
que fizeram uma conversa geral com o grupo para saber como
tinham
sido construídas/entregues as propostas até o momento. Realizaram
orientações
no sentido de qualificar o que está sendo proposto e construir um
projeto
que aprofundasse o que a escola está precisando nesse momento.
Segundo
Nauira, cada escola tem seu planejamento e agora é o momento de
aperfeiçoá-lo.
Sugeriram referenciais, passaram alguns textos. Optaram por
orientar
em parceria. Sentaram com cada grupo e ouviram deles as suas
problemáticas
e passaram orientações, combinaram novos contatos. A
professora
Sonize também orientou um projeto que era mais específico da sua
área.
Após
o relato de todos os orientadores por eixo, a professora Solange,
coordenadora
geral, agradeceu a presença de todos os cursistas, formadores e
supervisores.
“É uma alegria ver tantos projetos/focos levantados e
comprometidos
com a Educação Integral. É uma diversidade rica de temas e
projetos
interventores que trarão maior qualidade a Educação Integral.
Desejamos
um bom retorno a todos”, finalizou Solange.
Texto:
Jacilene Teresinha Romanoski
Relatora
– Supervisora do Curso “Docência em Escola de Tempo Integral”
Fotos:
Solange Todero Von Onçay - Coordenadora do Curso “Docência
em Escola de Tempo Integral”
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